Professores da Educação Básica aprovam proposta para acordo2

Professores da Educação Básica aprovam proposta para acordo

No sábado, 15 junho, os professores da Educação Básica, reunidos em assembleia presencial, decidiram pela aprovação unânime da proposta negociada pelo Sinpro/Caxias com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste nível de ensino. 

Entre os destaques aprovados estão:

→ REAJUSTE SALARIAL: em 1º de junho de 2024 pelo percentual de 3,86%, incidente sobre o salário devido em maio de 2023. 

→ ABONO: 3,86% para cada mês, podendo ser descontado o percentual de reajuste salarial já antecipado aos professores, pagos no salário de junho. Estabelecimentos que realizaram antecipação, deverão efetuar o pagamento do saldo até o vencimento do salário do mês de junho, na forma de abono. 

→ PISOS SALARIAIS: a partir de 1º de junho de 2024 corresponderão aos seguintes valores:

→ ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO: 50% até o dia 06 de agosto de 2024, com base na remuneração do mês de julho, e a parcela restante até o dia 15 de dezembro de 2024.

 DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ DO(A) PROFESSOR(A): cláusula ajustada para incluir qualquer evento que impossibilite o ensino presencial e/ou da necessidade da adoção de aulas híbridas.

→ RECESSO LETIVO: de 22 a 28 de julho de 2024.

→ CALENDÁRIO ESCOLAR: Férias anuais entre os dias 02 de janeiro e 12 de fevereiro de 2025.

→ PLANO DE SAÚDE: ajuste no limite da participação do professor em consultas de R$ 42,00. Negociação anual para eventual reajuste. 

→ REEMBOLSO-CRECHE OU EDUCAÇÃO INFANTIL: limite de R$ 357,23 em 1° de junho de 2024, para os professores com carga horária de 30 (trinta) horas semanais. 

 DIA DO PROFESSOR: 14 de outubro de 2024 (segunda-feira). 

 GARANTIA DE DIREITOS ÀS UNIÕES ESTÁVEIS: extensão dos direitos às uniões estáveis de casais, sem discriminação de qualquer natureza.

 USO DE CELULAR EM SALA DE AULA: os estabelecimentos de ensino elaborarão protocolo para estabelecer as regras e condições para o uso do celular em sala de aula e orientarão os professores acerca do referido protocolo.

→ ADICIONAL POR ATIVIDADE: 

A partir de 1º de junho de 2024, o professor terá direito ao Adicional por Atividade, no percentual de 2%, relativo ao tempo destinado ao trabalho extraclasse, inclusive fora do ambiente escolar e/ou fora do horário de trabalho do professor, tais como, a elaboração e correção de provas, de trabalhos, preparação de aulas, pesquisas, elaboração e preenchimento de relatórios e planilhas, registros e controles acadêmicos, inclusive o planejamento e adaptações às especificidades relativas ao processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiências.

Na assembleia também foi aprovada a Contribuição Assistencial ao Sinpro/Caxias, no valor correspondente a 3% (três), no vencimento do mês de julho de 2024.

Assim que a Convenção Coletiva de Trabalho estiver legalmente formalizada, será divulgada à categoria na íntegra. 

OBSERVAÇÃO: O sindicato patronal Sinepe/RS representa todas as instituições de ensino superior de Caxias do Sul exceto as comunitárias (UCS e Unisinos). 

Notícias
Loading...