A cada hora mais dramática! Assim é a situação das enchentes no Rio Grande do Sul. Destruição, desabrigados, mortes. Tudo leva a uma profunda reflexão sobre a necessidade de mudança da nossa maneira de ocupar o planeta, mas também exige ação imediata.
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO – DOE NO SINPRO/CAXIAS
O Sinpro/Caxias se une às iniciativas solidárias para ajudar as famílias caxienses e gaúchas atingidas pela emergência climática. A partir desta semana está recebendo donativos em sua sede social, na Av. Júlio de Castilhos, 81, sala 901, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
Os professores, amigos e comunidade podem doar:
Os materiais arrecadados serão destinados às entidades que estão organizando a entrega aos desabrigados.
ATENÇÃO PARA AJUDAR DE MANEIRA CORRETA!
Infelizmente há pessoas que se aproveitam do momento para disseminar fake news e realizar golpes.
OUTRAS POSSIBILIDADES – DOE POR PIX OU DIRETAMENTE NAS ENTIDADES E ÓRGÃOS PÚBLICOS
CUT/RS: A Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) está realizando uma ampla campanha de arrecadação por meio do PIX celular 51996410961.
AÇÃO DA CIDADANIA: O movimento social mais reconhecido do Brasil, fundado pelo sociólogo Herbert de Souza, o “Betinho”, está recebendo doações via PIX e-mail sos@acaodadacidadania.org.br. Em Caxias, doações podem ser entregues no Shopping Prataviera.
FUNDAÇÃO CAXIAS (FAS): Recebe COLCHÕES, TRAVESSEIROS E SOFÁS (além de água potável, alimentos não perecíveis, cobertores e lençóis, e materiais de higiene e limpeza). Endereço da FAS: Rua Sarmento Leite, 2189 – Rio Branco
DIOCESE DE CAXIAS DO SUL: Recebe doações via pix e-mail doacoes@diocesedecaxias.org.br e em diversos locais, veja no site.
BANCO DE ALIMENTOS: Recebe MARMITAS OU QUALQUER TIPO DE COMIDA PRONTA (Rua Jacob Luchesi, 3181) – ATENÇÃO: Não leve diretamente para abrigos.
CORPO DE BOMBEIROS: Recebe apenas lonas e telhas neste momento.
BRASIL MOBILIZADO PARA AJUDAR O RS
GOVERNO FEDERAL – Adiou o Concurso Nacional Unificado que seria realizado no dia 5 de maio, disponibilizou 20 helicópteros, 100 barcos, 80 viaturas e 1.000 profissionais das forças armadas trabalhando 24 horas por dia. Também está disponibilizando 8,4 milhões para cestas básicas, antenas emergenciais para ajudar na comunicação, recuperação das rodovias, liberação de R$ 580 milhões ao estado entre outras diversas ações que podem ser consultadas AQUI.
MOVIMENTOS SOCIAIS – O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Levante Popular da Juventude estão distribuindo marmitas a atingidos pelas enchentes por meio das cozinhas solidárias. Muitos outros movimentos estão unindo esforços para ajudar.
OUTROS ESTADOS – O governo do RS divulgou que nove estados enviaram efetivos militares e veículos para reforçar as operações de busca e salvamento: Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Bahia.