O RS precisa de muita ajuda! Sinpro-Caxias se une às iniciativas solidárias

A cada hora mais dramática! Assim é a situação das enchentes no Rio Grande do Sul. Destruição, desabrigados, mortes. Tudo leva a uma profunda reflexão sobre a necessidade de mudança da nossa maneira de ocupar o planeta, mas também exige ação imediata.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO – DOE NO SINPRO/CAXIAS

O Sinpro/Caxias se une às iniciativas solidárias para ajudar as famílias caxienses e gaúchas atingidas pela emergência climática. A partir desta semana está recebendo donativos em sua sede social, na Av. Júlio de Castilhos, 81, sala 901, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Os professores, amigos e comunidade podem doar:

  • Água Potável
  • Alimentos não perecíveis
  • Cobertores e Lençóis
  • Materiais de Higiene e Limpeza

Os materiais arrecadados serão destinados às entidades que estão organizando a entrega aos desabrigados.

ATENÇÃO PARA AJUDAR DE MANEIRA CORRETA!

Infelizmente há pessoas que se aproveitam do momento para disseminar fake news e realizar golpes.

  • É importante checar as informações antes de repassar, verificar a fonte e observar se a postagem será útil ou poderá prejudicar ou atrapalhar o socorro às vítimas.
  • Na hora de fazer a sua doação, procure as organizações que você conhece e confia. Se for PIX, observe o nome que aparece após digitar a chave.
  • Ao doar materiais, verifique se estão de acordo com o que está sendo necessário. Por exemplo, em Caxias do Sul, a doação de roupas deve ser feita quando iniciar a Campanha do Agasalho (11 de maio) e não neste momento quando outros itens urgentes.

OUTRAS POSSIBILIDADES – DOE POR PIX OU DIRETAMENTE NAS ENTIDADES E ÓRGÃOS PÚBLICOS

CUT/RS: A Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) está realizando uma ampla campanha de arrecadação por meio do PIX celular 51996410961.

AÇÃO DA CIDADANIA: O movimento social mais reconhecido do Brasil, fundado pelo sociólogo Herbert de Souza, o “Betinho”, está recebendo doações via PIX e-mail sos@acaodadacidadania.org.br. Em Caxias, doações podem ser entregues no Shopping Prataviera.

FUNDAÇÃO CAXIAS (FAS): Recebe COLCHÕES, TRAVESSEIROS E SOFÁS (além de água potável, alimentos não perecíveis, cobertores e lençóis, e materiais de higiene e limpeza). Endereço da FAS:  Rua Sarmento Leite, 2189 – Rio Branco

DIOCESE DE CAXIAS DO SUL: Recebe doações via pix e-mail doacoes@diocesedecaxias.org.br e em diversos locais, veja no site.

BANCO DE ALIMENTOS: Recebe MARMITAS OU QUALQUER TIPO DE COMIDA PRONTA (Rua Jacob Luchesi, 3181) – ATENÇÃO: Não leve diretamente para abrigos.

CORPO DE BOMBEIROS: Recebe apenas lonas e telhas neste momento.

BRASIL MOBILIZADO PARA AJUDAR O RS

GOVERNO FEDERAL – Adiou o Concurso Nacional Unificado que seria realizado no dia 5 de maio, disponibilizou 20 helicópteros, 100 barcos, 80 viaturas e 1.000 profissionais das forças armadas trabalhando 24 horas por dia. Também está disponibilizando 8,4 milhões para cestas básicas, antenas emergenciais para ajudar na comunicação, recuperação das rodovias, liberação de R$ 580 milhões ao estado entre outras diversas ações que podem ser consultadas AQUI.

MOVIMENTOS SOCIAIS – O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Levante Popular da Juventude estão distribuindo marmitas a atingidos pelas enchentes por meio das cozinhas solidárias. Muitos outros movimentos estão unindo esforços para ajudar.

OUTROS ESTADOS – O governo do RS divulgou que nove estados enviaram efetivos militares e veículos para reforçar as operações de busca e salvamento: Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Bahia.

Notícias
Loading...