Explore a história de Caxias do Sul através dos museus

Verifique os locais e horários de visitação dos museus de Caxias do Sul

O museu é uma das principais e mais importantes formas de preservação da memória de um povo. Através dele, costumes e tradições que compõem a história de inúmeras vidas são conservados e divulgados para novas gerações, promovendo reflexões acerca da cidadania e das transformações culturais e tecnológicas ao longo do tempo.

A riqueza dos acervos também é essencial para a construção do conhecimento contemporâneo. Escolas e universidades, por meio de investigações e pesquisas multidisciplinares, garantem a troca de saberes entre passado e presente, conduzindo-nos a um futuro de avanços e consciência social. 

Em Caxias do Sul, a Divisão de Museus é composta pelo Museu Municipal de Caxias do Sul, Museu Ambiência Casa de Pedra, Monumento Nacional ao Imigrante, Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, Memorial Atelier Zambelli e Museu Municipal do Esporte. Além disso, o Museu de Ciências Naturais da UCS é referência no estado.

Confira abaixo informações sobre estes espaços ricos em conhecimento e cultura e faça sua visita: 

Museu Municipal de Caxias do Sul

Criado em 1947, o Museu Municipal de Caxias do Sul conta com um acervo de mais de 12.000 itens divididos entre salas expositivas e temáticas. De acordo com a Prefeitura, o espaço permite “problematizar a história e a memória para além do âmbito local ou regional, dando ênfase a múltiplos campos, tempos e movimentos que acabam por relacionar o passado ali representado com o próprio mundo contemporâneo”. 

As exposições abordam tanto a presença indígena no território que deu origem à cidade quanto a chegada dos imigrantes europeus e o processo colonizador. Além disso, há destaque aos saberes relacionados ao trabalho rural e urbano, assim como outros elementos que constroem a história econômica e social de Caxias do Sul. 

Localizado na região central (rua Visconde de Pelotas, 586), o  Museu é aberto ao público e recebe visitas de terça a domingo, das 10h às 16h. Aos domingos, recomenda-se confirmar os horários pelos telefones (54) 3221.2423 ou 3215.4445. 

Museu Ambiência Casa de Pedra

Abrigado em uma casa construída no final do século XIX, com pedras simples, assentadas e rejuntadas em barro, o museu carrega consigo a marca do tempo. Após mais de 140 anos com múltiplos proprietários, servindo como habitação, comércio e serviços das mais diferentes ordens, a casa foi adquirida pela Prefeitura de Caxias do Sul em 1974 – véspera do centenário da imigração – para garantir sua preservação. 

A casa é, ainda, mobiliada com objetos que remetem ao século XIX. Itens de devoção, artesanato, utensílios de cozinha, fogão rústico construído sobre tijolos e forno de barro promovem um encontro entre o passado e o presente da cidade. 

Localizada na rua Matteo Gianella, 531, bairro Santa Catarina, a Casa de Pedra é aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 16h. 

Monumento Nacional ao Imigrante

Inaugurado em 1954 pelo então presidente Getúlio Vargas, o monumento homenageia não só os imigrantes que contribuíram para a construção de Caxias do Sul, mas também aqueles estabelecidos nas mais diversas regiões do país. Sob a escultura, está um espaço museológico destinado à pluralidade étnica e valorização da mulher. 

O atendimento ocorre de terça a domingo, das 10h às 16h, e o monumento está localizado na BR-116, 40, bairro Petrópolis.

Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp

Para além da pequena propriedade rural, os imigrantes italianos ampliaram suas perspectivas com a vitivinicultura, que até hoje desempenha um papel fundamental na economia e no desenvolvimento da Serra Gaúcha. 

Em 1929, um grupo de produtores, incluindo Joaquim Slomp, fundou a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a primeira da América Latina. Em 2002, por meio de parceria entre a cooperativa e a Secretaria Municipal da Cultura, foi instalado um museu dentro do local. Após o fechamento da cooperativa, o museu foi transferido para a Casa 2 da Réplica, no Parque da Festa da Uva. 

O acervo reúne peças que se destinavam à fabricação de vinhos desde a sua fase artesanal, além de ferramentas de trabalho para o cultivo e a colheita das uvas. Também está exposto o busto de Primo Slomp, obra da artista Dilva Conte.

O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 16h. O Parque está localizado na rua Ludovico Cavinato, 1431, bairro Nossa Senhora da Saúde.

Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial (1930-1945), 25.334 soldados brasileiros e 12 civis voluntários foram enviados à Itália para combater ao lado dos Aliados. Em reconhecimento e memória aos combatentes, foram criadas entidades associativas dos veteranos de guerra em várias cidades brasileiras.

Em 1976, por meio da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Caxias do Sul inaugurou seu museu, que conta com objetos de uso pessoal, armas, uniformes, equipamentos, fotografias e documentos referentes à participação brasileira na guerra. É um dos 5 (entre 67) espaços abertos pela FEB que se mantém ativo. 

O Museu da FEB está localizado na rua Visconde de Pelotas, 249, bairro Centro. Visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, ou em horário alternativo mediante agendamento.

Memorial Atelier Zambelli

Concebido pelo artista plástico caxiense Bruno Segalla, o monumento Jesus Cristo Terceiro Milênio abarca, além do tradicional mirante, uma capela e um memorial em sua base. Este último homenageia os saberes e fazeres artísticos da família Zambelli, que por muitos anos exerceu suas atividades na cidade de Caxias do Sul.

O acervo conta com moldes de imagens sacras, esculturas, ornamentos para igrejas, capelas e residências que foram desenvolvidos por membros da família em seu estúdio particular e adquiridos pela Prefeitura após o encerramento das atividades. 

O monumento está localizado no Parque da Festa da Uva, rua Ludovico Cavinato, 1431, bairro Nossa Senhora da Saúde. Para os horários de visita, contate (54) 3221.2423 ou 3215.4445.

Museu Municipal do Esporte

Inaugurado em 2020, o mais novo museu da lista é digital: um espaço de pesquisa, educação e difusão da memória esportiva local, feito de forma colaborativa com os cidadãos. Estão disponíveis entrevistas com figuras marcantes da área, troféus, medalhas e outros materiais em acervo fotográfico. 

Acesse aqui 

Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul

Instalado na Cidade Universitária e inaugurado em 1984, o Museu de Ciências Naturais da UCS é um centro de estudos na área das ciências biológicas, com finalidades culturais, acadêmicas, de pesquisa científica e de difusão do conhecimento. O acervo conta com diversas espécies da fauna e flora da região, além do UCS Aquarium - um conjunto de aquários que abriga cerca de 800 indivíduos de 70 espécies entre cnidários, equinodermos, crustáceos, peixes e répteis.

Localizado no campus sede da Universidade (rua Francisco Getúlio Vargas, 64, bairro Petrópolis), o museu é aberto para visitação de terça a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h, e sábado e domingo, das 14h às 17h.

Gostou da seleção? Compartilhe para que mais pessoas conheçam os locais que preservam nossa história e identidade coletiva como a cidade de Caxias do Sul. 

19/03/2025

Notícias Sinpro
Loading...