Menu

Negociações coletivas ainda sem avanços

*

Representantes do Sinpro/Caxias estão participando das negociações com os sindicatos patronais, com o objetivo de renovar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs). 

Com o sindicato patronal, Sinepe/RS, estão sendo realizadas reuniões nas quintas-feiras, em Porto Alegre. Com o Sindiman, sindicato patronal que representa as Instituições Comunitárias de Ensino, os encontros iniciaram pela Educação Superior. 

O professor José Carlos Monteiro, diretor do Sinpro/Caxias, relata que as conversas estão sendo difíceis, ainda que a inflação do período (conforme o INPC) tenha resultado em um índice baixo. “A negociação sempre inicia com o patronal resistindo a avanços nos direitos. De nossa parte, representando os professores, buscamos garantir todos os direitos já existentes, cerca de 70 cláusulas, bem como ampliar as melhorias nas condições de trabalho, com aumento de salário.”

Na Educação Básica, o principal ponto de debate é os Atendimentos Educacionais Especializados aos alunos de inclusão, a partir da reivindicação de valorização e remuneração dos professores para este trabalho. 

Na Educação Superior, a questão econômica das Instituições de Ensino Privado tem centralizado as discussões. 

REIVINDICAÇÕES

EDUCAÇÃO BÁSICA - as principais reivindicações dos professores, conforme a pauta aprovada em assembleia são reajuste salarial de 5%, a remuneração do trabalho docente realizado na inclusão de alunos com deficiência, redução da diferença entre os valores hora-aula pagos nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, além do uso de celulares em sala de aula estritamente para fins pedagógicos com orientação dos professores. 

EDUCAÇÃO SUPERIOR  - está sendo reivindicada a reposição da inflação do período (INPC de 1º de março de 2023 a 29 de fevereiro de 2024, bem como a reposição de percentuais adiados durante a pandemia. Ainda nos destaques da pauta, a limitação no número de alunos nas turmas em EaD e regras para o despedimento de professores.

Publicado pela assessoria de comunicação do Sinpro/Caxias em 09 de abril de 2024