Menu

Sinpro/Caxias lança campanha de valorização dos professores

Sinprocaxias lanca campanha de valorizacao professores mudam vidas  respeite e valorize

Em dezembro de 2021 o Sinpro/Caxias completa 35 anos de sua fundação. Com os objetivos de buscar a valorização e o reconhecimento dos professores, reforçar a consciência profissional e destacar a importância da organização coletiva, o sindicato inicia a campanha: “PROFESSORES MUDAM VIDAS – Respeite e valorize!”, que se estenderá até o final do mês de outubro, com ações que podem ser acompanhadas nas redes sociais.  
 

Todos os dias, em cada canto do planeta, seja em uma sala de aula, seja em uma tenda,
um centro educativo, seja em uma tela, uma rede social ou até debaixo de uma árvore, milhões de homens e mulheres se dedicam a uma das interações humanas mais fortes e atemporais: o ofício de ensinar. E neste ato, mudam vidas.

 

PROFESSORES  EM  EVIDÊNCIA

Em comparação com outros profissionais com o mesmo nível de formação, os professores recebem menos na maioria dos países. Em muitos lugares são vítimas de violência e assédio, são menosprezados e excluídos das decisões dos órgãos públicos sobre a educação. Na rede privada, sofrem com a desestruturação das leis trabalhistas e com as reformas previdenciárias. Na rede pública, penam com a falta de prioridade e condições, com a retirada de direitos, terceirizações e ameaças de privatizações. Frequentemente, praticando sua profissão nas piores circunstâncias e com o mínimo de recompensas, os professores são tratados como uma classe inferior que deve ser administrada e organizada sob uma burocracia cada vez mais ávida por padrões. Esta é uma fonte inesgotável de frustração para professores em todo o mundo.

Não surpreende que cada vez menos jovens se sintam atraídos à carreira docente e que muitos países venham perdendo parte de seu corpo docente a cada ano.

No entanto, a crise sanitária em consequência da Covid-19 colocou os professores em evidência: filhos e pais, jovens e adultos, todos sentiram a necessidade de escola e universidades.

Essa profissão de compromisso, compartilhamento, resiliência e criatividade se reinventou.

Embora na maioria dos casos não tenham sido consultados sobre fechamento das escolas, ensino a distância e calendários escolares, os professores se dedicaram, acelerando processos de apropriação tecnológica a partir de um grande empenho pessoal e material. Continuaram desempenhando seu papel nos processos educativos e muitas vezes foram suporte emocional para as famílias, superando a angústia e a desorientação.
 

RESPEITO PROFISSIONAL

Considerando esse complexo cenário, há quem diga que os professores são acomodados, sofredores, vítimas de uma situação social. Outros os consideram como heróis, salvadores, movidos por vocação.

Nem uma coisa, nem outra. Professores são profissionais. E como tal, devem ser valorizados com salário justo, condições de trabalho, respeito e aposentadoria adequada. Parece tão simples! Mas a realidade é diferente.

A crise política e econômica, com recentes reformas que suprimiram direitos e conquistas, demonstra o imperativo de organização coletiva dos professores. A sustentação e representação sindical sofre constantes ataques, o que impõe novos desafios e exige resistência. São 35 anos de existência do Sinpro/Caxias, a categoria e seu sindicato chegaram juntos até os dias de hoje, sempre conectados com as lutas dos demais trabalhadores e em defesa da democracia.

A valorização dos professores passa por respeito profissional e pelo fortalecimento da organização representativa!

 

Publicado por Assessoria de Comunicação do Sinpro/Caxias em 27/09/2021