Menu

Sinpro/Caxias convida os professores a participarem do Natal Literário Solidário

O objetivo é presentear 500 crianças e adolescentes de Caxias do Sul

Campanha do Instituto Quindim vai presentear crianças com livros que dialogam com a realidade

O Instituto de Leitura Quindim está realizando a segunda edição da campanha “Natal Literário Solidário: Apadrinhe o sonho de uma criança”, uma parceria com o programa Apadrinhe, do município de Caxias do Sul. O objetivo é arrecadar R$ 25 mil, para presentear com livros literários de qualidade às 500 crianças e adolescentes que vivem em abrigos, casas lares ou que são atendidos por entidades assistenciais municipais. A vaquinha online está disponível no site Catarse no link https://bit.ly/3kov0a8, e recebe doações iniciais no valor de R$ 50, para apadrinhar uma criança. Quem preferir, pode fazer contato direto com o Instituto Quindim

O Instituto mantém convênio com o Sinpro/Caxias, o que beneficia os professores com descontos nas atividades realizadas. 

DETALHES DA CAMPANHA

Em 2019, o Instituto lançou a primeira edição e mobilizou a sociedade brasileira para apadrinhar 200 crianças em situação de vulnerabilidade, que viviam em 18 entidades: abrigos Estrela Guia, Sol Nascente e Recanto Amigo e as casas lares Anjos da Guarda (3 casas), Jesus Senhor (6 casas) e Ação Social Aliança (6 casas). Para 2020, uma nova força tarefa foi mobilizada para atender os pedidos das crianças e jovens de 0 a 17 anos, que colocarão no papel, por meio de desenhos e textos, seus medos e sonhos. A equipe do Quindim receberá esses pedidos, colocará os desenhos em exposição na galeria do Instituto, a partir de 1º de dezembro, e irá escolher um livro que dialogue com as emoções de cada criança. Elas receberão ainda um cartão com recado afetuoso e o nome do padrinho ou madrinha que proporcionou a compra do livro.

 A ação faz parte da missão da entidade de proporcionar leitura de qualidade, que possibilite à toda criança e jovem sonhar com um futuro digno e feliz, ressalta o presidente do Instituto, Volnei Canônica. “A literatura, sozinha, pode até não curar todas as dores, mas certamente pode ajudar no diálogo e compreensão do que se passa internamente com essas crianças”, afirma.

Os presentes serão entregues na semana do Natal, na Biblioteca do Quindim, em diferentes horários, e turnos, seguindo todas as medidas sanitárias de combate à covid-19, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  As crianças receberão lanches e terão momentos lúdicos com contação de histórias e a presença do Papai Noel, que fará a entrega dos livros.