Sinpro-Caxias participa de assembleia nacional da Contee

O encontro contou com a participação de 72 entidades

Integrantes da diretoria do Sinpro/Caxias marcaram presença na primeira assembleia virtual da Contee, no último sábado (12/09). A Contee é a confederação que congrega os sindicatos e federações dos trabalhadores em educação no ensino privado do país e completa 30 anos em 2020. O encontro contou com a participação de 72 entidades e aprovou o adiamento do Congresso da entidade, previsto para 2020, para até julho de 2021, e prorrogou o mandato da atual diretoria até a sua realização.

Os professores José Carlos Monteiro, Liliane Viero Costa e Ramon Tissot participaram da assembleia, que foi aberta com manifestação de solidariedade às famílias dos mais de 130 mil brasileiros que morreram vitimados pela Covid-19.

Em nome da direção da Contee. A coordenadora-geral em exercício, Madalena Guasco Peixoto, destacou a vitória da declaração de inconstitucionalidade da Lei da Mordaça de Alagoas, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Confederação. Ela também referiu a importância da luta em defesa da vida que a Contee protagoniza neste momento de excepcionalidade provocada pela pandemia.

Representantes de sindicatos de várias regiões do país fizeram pronunciamentos, relatando as lutas desenvolvidas pela categoria nas suas e denunciando as ofensivas patronais pelo retorno das aulas presenciais sem as devidas garantias sanitárias. Expressaram o compromisso com a defesa da vida e a garantia da volta às escolas somente com segurança para a saúde de alunos, profissionais de ensino e dos familiares da comunidade escolar.