Sinpro-Caxias lança campanha de valorização e identidade profissional

A campanha será desenvolvida no segundo semestre

O Sinpro/Caxias iniciou a campanha “Professor com orgulho - profissional com consciência”, que será desenvolvida até outubro nas redes sociais e por meio de folhetos e outras peças de divulgação.

A ação tem os objetivos de possibilitar que os professores reconheçam que a sua identidade profissional está vinculada à identidade enquanto categoria e sensibilizar para o fato de que as entidades de representação, como o sindicato, são constituídas e definidas pelos próprios professores.

A campanha pretende também esclarecer sobre as formas que os docentes têm para se proteger e organizar diante de ataques e ameaças aos seus direitos enquanto profissionais e à educação democrática no país. “Temos orgulho de exercer a docência, mas acima de tudo somos profissionais, cidadãos, buscamos a valorização, os direitos e a democracia”, destaca a coordenadora de comunicação do Sinpro/Caxias, Liliane Viero. A professora explica que a ideia é ampliar o número de associados e unir a categoria.

BENEFÍCIOS

O Sinpro/Caxias conta com sede própria, possui biblioteca e videoteca. Assessora os professores nas rescisões contratuais e mantém uma assessoria jurídica para esclarecer dúvidas, orientar os professores e buscar a garantia de direitos por via judiciária, quando necessário.

Diversos benefícios podem se aproveitados pelos associados do Sinpro/Caxias, como convênios em estabelecimentos que oferecem produtos e serviços com descontos. Valores menores ou gratuidades em eventos de aprimoramento, formação, cultura e lazer é outra vantagem. “Ao longo da história de pouco mais de 30 anos, o Sinpro/Caxias promoveu eventos que contribuíram para a cultura da cidade, trazendo nomes nacionais e internacionais que são referência. Seminários de educação, eventos de primavera, shows com artistas e grupos como Tangos e Tragédias, Família Lima, Nenhum de Nós, Papas da Língua e Pouca Vogal, espetáculos como Rádio Esmeralda, Homens de Perto, Tangos e Tragédias, Tholl, Frida Kahlo, palestras com Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella, Marcia Tiburi, economistas, técnicos do DIEESE, educadores populares... enfim, buscamos oportunizar o acesso à formação e cultura”, explica Nadia Pinto Bento Alves, coordenadora de cultura do Sinpro/Caxias. A dirigente explica que a carteira de associado também pode ser usada como identidade profissional, possibilitando usufruir descontos especiais para professores no transporte público (Visate), SESC, museus e muitos outros locais no Brasil e até no exterior.

REPRESENTAÇÃO E CONQUISTAS

Para José Carlos Monteiro, o Sinpro/Caxias também cumpre o papel de representar os professores da rede privada de ensino da cidade em fóruns estaduais e nacionais. Monteiro participou da negociação salarial deste ano e enfatiza as conquistas: “As cláusulas referentes às condições de trabalho foram mantidas e conseguimos recuperar o poder de compra, pelo menos diante da inflação oficial, através do reajuste de salários.” Entre as atribuições do Sinpro/Caxias está a negociação anual com o sindicato patronal buscando a manutenção e avanço do patrimônio de direitos da categoria conquistado historicamente, hoje representado nas mais de 60 cláusulas em cada uma das Convenções Coletivas para a educação básica e educação superior.

A convivência entre colegas é outra preocupação do Sinpro/Caxias. A entidade promove encontros de confraternização, como almoços ou jantares, reunindo os professores.

“Participar dos espaços de organização coletiva também é uma forma de educar pelo exemplo para a cidadania”, defende a coordenadora Liliane Viero.