Sinpro-Caxias divulga resultado da eleição para a diretoria

Sinpro caxias divulga resultado da eleicao para a diretoria

A eleição para a diretoria do Sinpro/Caxias, gestão 2017 a 2020, foi realizada nos dias 28 e 29 de novembro. A única chapa inscrita – Chapa 1: Resistência e Esperança – foi eleita com 97,75% dos votos. Participaram do processo 52,64% dos sindicalizados aptos a votar. Destes, 1,02% votaram nulo e 1,23% foram votos em branco.

O presidente da comissão eleitoral, Ademar Sagarbossa, avalia que o processo foi realizado em perfeita normalidade. “Os associados demonstraram muito interesse, expressando preocupação com o futuro e o desejo de fortalecer a sua entidade representativa”, destaca. Bastariam os votos de 1/3 dos associados aptos para validar o processo, mas a participação foi muito significativa e a chapa eleita teve uma excelente aprovação, superando as expectativas, na opinião de Ademar. “Foi um grande momento de afirmação do sindicato e de unidade da categoria”, conclui. Ademar Sagarbossa é dirigente do Sintep/Serra e da Contee.

Um dos motivos do sucesso da eleição foi a iniciativa de levar as urnas até os locais de trabalho. “Além da mesa coletora fixa na sede do sindicato, as urnas itinerantes passaram por mais de 30 instituições nos dois dias de votação, facilitando o voto e possibilitando o exercício da democracia”, afirma Ademar.

O escrutínio foi realizado no dia 29, após o encerramento da votação, na sede do sindicato, sob a responsabilidade de uma junta escrutinadora. Coordenou a junta, a convite da comissão eleitoral, José Roberto Torres Machado, que foi dirigente sindical por muitos anos em Porto Alegre, com expressão estadual na representatividade dos trabalhadores no ensino privado.

A diretoria do Sinpro/Caxias é colegiada, isto é, tem como princípio a participação igualitária de todos os seus membros, com os mesmos direitos e responsabilidades, substituindo a figura do presidente. Uma coordenação (constituída após a posse) coordena e encaminha as resoluções aprovadas pelas assembleias, congressos e seminários da diretoria, bem como apresenta propostas para ação política.

Foram eleitos os(as) seguintes professores(as):

Adriana Speggiorin

Alexandre Casal