Sinpro-Caxias beneficia professores com desconto para escola de formação

Professores podem retirar os valores no sindicato, apresentando comprovante de participação

O Sinpro/Caxias vai conceder 10% (dez por cento) de desconto no curso completo ou nas etapas da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho. Os professores associados podem participar do curso ou etapa e após apresentar no sindicato o comprovante de participação e receber a diferença.

O curso promovido pela Escola de Fé é anual e está na sua 15ª edição. Multitemático e transdisciplinar, envolve diversas áreas do conhecimento e do cotidiano. Além disso, oportuniza formação, reflexão e convivência e prepara para a resistência à crise de valores humanos que o mundo atravessa. Iniciando no dia 17 de março, é composto de 10 etapas, que ocorrem em um final de semana de cada mês do ano.

Os conteúdos abordados serão variados, desde transformações socioeconômicas, sistemas políticos e o papel do Estado na sociedade até as questões de gênero, ecologia e alienação da mídia. O corpo docente é composto por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O curso acontece no Centro Diocesano de Formação Pastoral de Caxias do Sul, em um final de semana por mês (nos sábados, das 8h30min às 19h e nos domingos das 8h30min às 13h), tem carga horária de 150 horas-aula e custa R$ 80,00 por etapa (que inclui refeições, lanches e materiais). Além disso, concede certificado através do Instituto Humanitas, da Unisinos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail fepoliticaetrabalho@gmail.com com os dados solicitados no link http://bit.ly/2CzN2QU

PROGRAMAÇÃO:

1ª etapa – 17 e 18 de março

Prof. Dr. Laurício Neumann

As grandes transformações socioeconômicas, os sistemas políticos, os regimes de governo e o papel do Estado na Modernidade e na Pós-Modernidade. Possibilidades para a construção de uma nova sociedade.

2ª etapa – 21 e 22 de abril

Prof. Dr. André Langer – FAVI (Faculdade Vicentina – Curitiba)

As revoluções tecnológicas e os impactos no mundo do trabalho.

3ª etapa – 19 e 20 de maio

Sáb. 19 - Profᵃ. Dra. Eliana Gasparini Xerri – UCS

Visão histórica dos projetos de nação brasileira.

Dom. 20 - Prof°. Dr. Luís Alexandre Cerveira – Faculdade IENH (Novo Hamburgo)

América Latina: cultura e política hoje.

4ª Etapa – 16 e 17 de junho

Sáb. 16 – Prof. Pós-Dr. Pedrinho Guareschi - UFRGS

Da alienação à conscientização, para uma prática transformadora da realidade. Mídia, Educação e Cidadania.

Dom. 17 - Prof. Pós-Dr. Luis Carlos Susin - PUC/RS

Projeto de uma ética planetária.

5ª etapa – 21 e 22 de julho

Sáb. 21 – Prof. Dr. José Roque Junges – UNISINOS

Bioética. Fundamentos da dignidade humana e do cuidado com a vida e a responsabilidade com o outro. Consciência frente à tecnociência, à biotecnologia, à nanotecnologia, ao biopoder e à saúde pública.

Dom. 22 – Prof. Dr. João Ignácio Pires Lucas – UCS

Experiências alternativas da América Latina no contexto da globalização.

6ª etapa – 18 e 19 de agosto

Sáb. 18 – Prof. Dr Lucas Henrique da Luz – UNISINOS

Sociedade sustentável: por um novo paradigma civilizacional capaz de contribuir à sustentabilidade do Planeta e da sociedade.

Dom. 19 – Profᵃ Dra Marilene Maia - UNISINOS

Democracia participativa, políticas públicas e sociais.

7ª etapa – 15 e 16 de setembro

Sáb. 15 – Profᵃ. Dra. Marilene Maia - UNISINOS

Políticas públicas e sociais: processos de participação e controle.

Dom. 16 - Prof. Me. Carlos Roberto Winckler - UCS

Análise de conjuntura: eleições 2018.

8ª Etapa - 20 e 21 de outubro

Profᵃ. Dra. Vera Shimitz - FABICO/UFRGS

Economia solidária e cooperativismo. Alternativas ao modelo socioeconômico atual: por uma economia a serviço da vida.

9ª Etapa – 17 e 18 de novembro

Sáb. 17 – Profᵃ Dra. Cleusa Andreatta – UNISINOS

Questões de gênero no horizonte de um novo paradigma da civilização atual.

Dom. 18 – Dr. Sandro Gallazzi

Projetos de uma sociedade sem exclusão a partir de Jesus Cristo.

10ª Etapa - 08 e 09 de dezembro

Sáb. 08 - Dr. Sandro Gallazzi

Doutrina social da Igreja para espiritualidade libertadora.

Dom. 09 - Equipe de coordenação

EFFPT a serviço de uma prática libertadora.