Menu

Revista Presença chama à resistência

Revista lançada pelo Sinpro/Caxias traz retrospectiva do segundo semestre, além de fotos e conteúdo de formação

A edição Verão 2017 da Revista Presença, lançada pelo Sinpro/Caxias no início de dezembro, foca na resistência necessária para enfrentar os diversos ataques que os trabalhadores e, em especial, os professores estão sofrendo. A revista chama também para que continuemos almejando uma sociedade justa, igualitária e profundamente democrática.

“Neste momento de profundo retrocesso, é necessário organização, lucidez e solidariedade. Resistir é preciso! Não aceitamos virar “coisa” ou mercadoria. Precisamos resgatar os valores humanos na sociedade e em nós mesmos”, diz a diretoria em editorial, dando o tom do conteúdo.

A revista traz uma retrospectiva do último semestre, que contou com diversas manifestações e seminários. Além disso, o espetáculo que o Sinpro/Caxias trouxe para a cidade, “Frida Kahlo: à Revolução”, foi tema de capa da revista. Debater Frida é falar sobre liberdade, igualdade e solidariedade, pontos que nos fazem refletir sobre o contexto atual de perdas de direitos e autonomia, tempos de intolerância e desesperança.

Mas, apesar de toda a atenção e unidade que o momento exige, a vida também é feita de encontros e confraternização. Por isso, belas fotos retratam a alegria que foi o Jantar dos Professores.

Como conteúdo de formação, a revista traz ainda dois artigos sobre a Reforma Trabalhista, com informações do assessor jurídico do Sinpro/Caxias, Erci Marcos Sabedot, e também do educador Emilio Genari. A professora doutora em Ciência Sociais, historiadora e pesquisadora, Loraine Slomp Giron, traz um artigo que aborda fascismo e educação, mostrando paralelos entre o movimento do século passado e o cenário atual.

Acesse aqui e confira!