Menu

Professores aprovam Acordo Coletivo com a UCS

Proposta resultou de processo negocial realizado em julho e agosto

Reunidos em assembleia no dia 18 de agosto, os professores vinculados à Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS/UCS) aprovaram o Acordo Coletivo com a instituição. Participaram do processo 254 professores da base do Sinpro/Caxias e a proposta foi aprovada por 65,7% desses participantes, considerando os votos válidos.

A assembleia foi unificada com o Sinpro/RS e coordenada pelos dirigentes de ambos os sindicatos que participaram das tratativas. Eles iniciaram com um relato sobre o ciclo de reuniões realizadas em julho e agosto que resultou no documento em análise. 

Apesar da experiência em negociações, os professores que integram os sindicatos destacaram que nunca foi enfrentada uma situação como a atual, com o agravamento da crise sanitária e econômica. Segundo o informe, a proposta encaminhada à assembleia foi o melhor acordo possível após o intenso e difícil processo negocial. 

Os professores participantes da assembleia expuseram seus pontos de vista, preocupados com as perdas salariais, a alta da inflação real e o aumento sem precedentes da carga de trabalho. 

Os sindicatos esclareceram que todas as cláusulas de condições de trabalho foram mantidas e que a grande dificuldade se encontra na questão econômica. Porém, a ideia é evitar a cristalização das perdas buscando a recuperação gradativa. 

Acesse o acordo aprovado no link abaixo.

Publicado por Assessoria de Comunicação do Sinpro/Caxias em 19/08/2021


Proposta de acordo apresentada na assembleia: