Plataformas alternativas prometem diversidade de conteúdo online

Usuário pode encontrar diversas opções de plataforma de streaming na internet

Os brasileiros têm à disposição mais de uma opção de plataforma para o streaming de filmes, séries e documentários. A Netlfix é americana e paga, mas existem opções gratuitas, como a Libreflix, Butter e Hulu. Também é interessante a proposta da Goldflix, que é paga, mas é gaúcha e promete entregar conteúdo local.

Libreflix

Libreflix, criada em outubro de 2017, é uma plataforma brasileira de vídeo que oferece longas, curtas-metragens e séries, de documentários e ficção, para serem assistidos online gratuitamente. "Aberta" e "colaborativa", a plataforma de streaming reúne produções audiovisuais independentes que "fazem pensar", segundo descrevem os criadores.

Em meio às obras que tiveram seus direitos autorais cedidos – que os produtores classificam como "livre-exibição", o usuário encontra, por exemplo, documentários que abordam temas ligados ao combate ao racismo, sobre o poder das grandes corporações, o fim da privacidade e a luta por uma internet livre, o poder da mídia ou ainda sobre o uso sem controle de veneno nas lavouras do agronegócio, além de títulos conhecidos como Human - O que faz de nós humanos?Quebrando o TabuZeitgeist

Entre os filmes ficcionais, destaque para o clássico Metrópolis, – do cineastra austríaco Fritz Lang, uma das obras fundamentais da ficção científica – e o nacional Antes que Ela Vá, que conta a história de um jovem casal prestes a se separar, porque ela planeja estudar em Paris.

Há ainda a badalada série brasileira de ficção científica 3%, que conta a história de jovens que ao completar 20 anos disputam uma vaga em um "novo mundo" livre de privações, além dos episódios de Castelo Rá-Tim-Bum.

Butter

Desenvolvida pelos mesmos criadores da PopcornTime – conhecida plataforma pirata de vídeos –, a Butter é a versão legalizada do serviço. Como a Libreflix, funciona com filmes de "conteúdo aberto". Também de caráter colaborativo, a ideia é oferecer ambiente seguro de eventuais complicações legais com violação a direitos autorais.

Hulu

Especializada em séries, a Hulu é uma das alternativas mais populares à Netflix. Traz sequências como Modern Family, Bones, e as animações Rick e Morty, e Os Simpsons. Apesar de oferecer conteúdos gratuitos, propagandas são veiculadas em meio à programação, e o usuário pode ter limites na transferência de dados. Na versão paga, caem as restrições e publicidades.

Gold Flix Televisão

Gaúcha de Montenegro, a Gold Flix foi lançada em novembro de 2017 e busca, além dos grandes títulos, oferecer conteúdo local de várias cidades do Brasil, inclusive com transmissão de eventos ao vivo.

A partir da parceria com a marca Crackle - A Sony Network, a empresa traz aos assinantes produções de grandes estúdios, além das originais, como Top of The Lake, China Girl e Django Livre. Desde janeiro deste ano, os telespectadores têm à disposição as coleções Hannibal, Os Smurfs e Piratas do Caribe.

A empresa apresenta os planos S-VOD e T-VOD. O primeiro garante aos usuários acesso a catálogos de filmes e séries de Holywood, e o segundo dá a possibilidade de conferir os longas-metragens recém-saídos do cinema para locação. Ainda, há serviços segmentados, como os voltados ao público infanto-juvenil, por meio da parceria com o Clubinho Play, e para quem gosta de produções antigas e clássicas, com o Oldflix.

* Com informações da Rede Brasil Atual, Coletiva Net e Canal Tech | Edição: Sinpro/Caxias