Menu

Mobilização contra a Censura à Educação Nacional

Informe-se e participe

Existe uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados dedicada a analisar um conjunto de projetos que representam um gigantesco retrocesso no campo educacional, dentre eles o famigerado “escola sem partido”.

Esses projetos estão tramitando de forma conclusiva nesta comissão, o que quer dizer que, se aprovados, vão direto para o Senado e depois, se não sofrerem mudanças, para a sanção presidencial. Precisamos impedir o avanço deste projeto de censura às escolas!

Para tanto, nós, do Movimento Educação Democrática e do coletivo Professores contra o Escola sem Partido, escrevemos um documento [CARTA ABERTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA] que explica o tamanho desse perigo, marca a nossa posição veementemente contrária e exige o arquivamento dos projetos.  

A única estratégia possível nesse momento dentro da Câmara é exigir que o projeto vá a plenário para que lá possamos pressionar o resto dos deputados e deputadas para o arquivamento. Precisamos da adesão de qualquer entidade coletiva (sindicatos, associações, grupos de pesquisa, movimentos sociais, coletivos) para levar esse documento na próxima semana à Câmara dos Deputados. Juntos vamos impedir mais esse retrocesso.

Acesse:

FORMULÁRIO DE ADESÃO 

CARTA

BLOG DOS PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO

PÁGINA NO FACEBOOK DOS PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO

PÁGINA NO FACEBOOK DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

 

Outra forma de adesão contra a Censura à Educação Nacional é enviar e-mails aos deputados. Segue abaixo sugestão de conteúdo e endereço dos e-mails:

 

“Deputado/a,

O projeto “escola sem partido” e a campanha contra a discussão sobre a construção social do gênero na educação tem alcançado níveis antidemocráticos alarmantes.

Como tem mostrado uma série de reportagens, de materiais produzidos por movimentos sociais, e a maior parte da produção nacional sobre educação, o que esse movimento chama de “doutrinação” é na verdade nada mais do que cumprir na educação valores sacramentados pela Constituição Cidadã de 88: a busca de uma sociedade justa e igualitária. 

Da mesma forma tem acontecido com o debate sobre gênero. Gênero enquanto categoria de análise tem sido uma ferramenta amplamente utilizada por ciências diversas no mundo todo porque se demonstrou muito rica e frutífera para entender a organização das sociedades ao longo do tempo histórico no que diz respeito ao que foi e o que é ser homem, ser mulher, ser homossexual, ser transsexual.

Ao contrário do que campanhas obscurantistas defendem, não há nenhum direito ou liberdade familiar sendo violado nessa campanha — a não ser, óbvio, o direito de quaisquer famílias praticarem algum tipo de violência contra algum/a de seus membros. Tendo esses casos por exceção, o uso político do termo gênero tem como objetivo a luta por mais direitos e pela manutenção dos que já temos. Por isso que o combate contra as questões de gênero na educação mostra uma face autoritária e violenta da nossa política, a qual não devemos alimentar. 

Tendo essas questões em vista, deputado/a, sou contra a aprovação do substitutivo apresentado pelo relator Flavinho e de todos os projetos analisados por essa comissão que concordam com as premissas do movimento “escola sem partido” e parecidos. 

Nesse momento, ser contra o “escola sem partido” é ser a favor da democracia brasileira.”

LISTA DE E-MAILS

dep.rodrigomaia@camara.leg.br
dep.bacelar@camara.leg.br
dep.alanrick@camara.leg.br
dep.antoniobulhoes@camara.leg.br
dep.darcisioperondi@camara.leg.br
dep.eduardobolsonaro@camara.leg.br
dep.hildorocha@camara.leg.br
dep.joaocampos@camara.leg.br
dep.josuebengtson@camara.leg.br
dep.lincolnportela@camara.leg.br
dep.marcosrogerio@camara.leg.br
dep.pastoreurico@camara.leg.br
dep.arnaldofariadesa@camara.leg.br
dep.carlosandrade@camara.leg.br
dep.josecarlosaleluia@camara.leg.br
dep.juniormarreca@camara.leg.br
dep.jeffersoncampos@camara.leg.br
dep.paulofreire@camara.leg.br
dep.joaquimpassarinho@camara.leg.br
dep.fabiosousa@camara.leg.br
dep.flavinho@camara.leg.br
dep.rogeriomarinho@camara.leg.br
dep.izalcilucas@camara.leg.br
dep.ricardoizar@camara.leg.br
dep.leodebrito@camara.leg.br
dep.pedrouczai@camara.leg.br
dep.professoramarcivania@camara.leg.br
dep.pompeodemattos@camara.leg.br
dep.delegadofrancischini@camara.leg.br
dep.juniormarreca@camara.leg.br
dep.pr.marcofeliciano@camara.leg.br
dep.robertoalves@camara.leg.br
dep.sostenescavalcante@camara.leg.br
dep.erikakokay@camara.leg.br
dep.joaquimpassarinho@camara.leg.br
dep.sorayasantos@camara.leg.br
dep.atilalira@camara.leg.br
dep.ezequielteixeira@camara.leg.br
dep.glauberbraga@camara.leg.br
dep.jeanwyllys@camara.leg.br