Na noite do sábado, 7 de outubro, a chuva deu uma pequena trégua – ficou mais suave - e os docentes compareceram com amigos e familiares no Jantar dos Professores, realizado no salão da comunidade de São Romédio, em Caxias do Sul.
Quase 400 pessoas saborearam o jantar, ouviram boa música e depois dançaram. Famílias inteiras! Muitas crianças brincando no meio do salão, foi um momento importante de convivência.
O evento é um presente do Sinpro/Caxias aos professores, comemorando a passagem do Dia do Professor. Os associados e associadas foram beneficiados com ingresso gratuito.
Sindicato em movimento
O professor José Carlos Monteiro, falando em nome da diretoria, agradeceu a aceitação do convite e principalmente as doações de alimentos e artigos de higiene e limpeza – que serão encaminhados esta semana para as famílias atingidas nas enchentes.
Falou com esperança sobre um novo momento em que a educação e a Ciência sejam respeitados e tenham recursos suficientes.
Monteiro comentou ainda sobre a campanha que os sindicatos de professores estão desenvolvendo no RS, denunciando a falta de apoio na formação docente e na estrutura física e de pessoal para que a inclusão de alunos com deficiência aconteça de fato.
Já o professor Moisés João Rech, que também integra a diretoria sindical, destacou a importância do Sinpro/Caxias: “Desde que entrei na categoria percebi que o sindicato sempre foi necessário. Por meio dessa organização coletiva conquistamos os direitos que temos hoje.” Moisés lembrou que o sindicato está inteiramente à disposição da categoria e pronto para ajudar a superar as dificuldades.
Sorteio e economia solidária
Após o jantar foi realizado sorteio de brindes. Professores com sorte saíram felizes levando seus prêmios. Foram tablets, cafeteiras, pipoqueiras, camisetas dos times Caxias e Juventude autografadas, vales-presentes de massagem, produtos de beleza, café colonial e hospedagem em Gramado. Também foram sorteados kits da Las Margaridas Saboaria – que participou do evento – e livros.
O evento contou com a exposição de três bancas. O escritor caxiense Elvio Gonçalves levou seus livros, especialmente a obra Profe Tininha, que está com 50% de desconto para os professores, conforme parceria especial com o sindicato.
A Las Margaritas Saboaria, cooperativa criada por um grupo de mulheres caxienses durante a pandemia levou seus produtos artesanais e ecológicos de higiene e beleza.
A outra banca presente, Flor da Vida Ecco, apresentou produtos terapêuticos que promovem o bem-estar por meio da fitoterapia e aromaterapia. No mesmo local, o massoterapeuta Nadir Pinheiro falou sobre o seu trabalho.
Publicado pela Assessoria de Comunicação do Sinpro/Caxias em 09/10/2023