EDUCAÇÃO SUPERIOR | Sinpro/Caxias finaliza negociação com representantes das ICES e abre conversa para acordo específico na UCS

Resultados das negociações serão avaliados em assembleia

Após a aprovação do acordo com o Sinepe/RS (sindicato patronal) para as Convenções Coletivas de Trabalho 2019 (CCTs), a direção do Sinpro/Caxias continuou participando até a semana passada de negociações com representantes das instituições comunitárias de ensino superior (ICES).

Foi definida para os professores desse segmento a proposta de acordo plúrimo com reajuste de 3,94%, que repõe o INPC do período (março 2018/fevereiro 2019). A inflação será reposta no salário de junho e as diferenças retroativas deverão ser pagas pelas instituições em agosto, setembro e outubro.

Também ficou definido que as instituições não poderão conceder férias considerando o período entre o Natal e o Ano Novo. As demais cláusulas seguem as mesmas regras do acordo plúrimo anterior com as ICES (o Acordo Coletivo é chamado de “plúrimo” quando envolve uma pluralidade de sujeitos e situações, neste caso, as mantenedoras das 14 ICES, entre elas a UCS).

ACORDO COM A UCS

Na tarde de quarta-feira (26/06), representantes da diretoria do Sinpro/Caxias reuniram-se com a Diretoria Administrativa e Financeira da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com o objetivo de iniciar negociações específicas sobre os seguintes temas:

- Pagamento de 13º salário e férias, prazo de pagamento de salários – a UCS está buscando modalidades de pagamento que contemplem o pressuposto de sustentabilidade financeira da instituição.

- Plano de Carreira Docente - deve ser renovado a cada dois anos, mas a última revisão foi realizada em setembro de 2016. O sindicato e a Universidade discutiram o assunto no ano passado, porém o processo não foi concluído. Está sendo retomada a análise das cláusulas para atualizar o plano.

- Plano de Saúde – a UCS propõe assumir o aumento da Unimed na sua cota do plano até julho de 2019 e rediscutir a situação futura.

- Desconto nas mensalidades – o tema foi levantado pela UCS, mas não entrará em negociações. Permanece definido como está na CCT.

ASSEMBLEIA

Para tratar dos temas que já têm definição, o Sinpro/Caxias convoca Assembleia dos professores, conforme o edital:

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Professores de Caxias do Sul convoca os professores da Fundação Universidade de Caxias do Sul para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que se realizará na sala 204 Bloco C da Universidade de Caxias do Sul, sita a Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Bairro Petrópolis, Caxias do Sul, no dia 05 de julho de 2019, às 10 horas em primeira chamada e às 10 horas e 30 minutos em segunda e última chamada, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1. Acordo plúrimo com as Instituições Comunitárias de Ensino Superior;
  2. Pagamento do INPC;
  3. Calendário de pagamento dos salários;
  4. Pagamento do 13º salário;
  5. Pagamento das férias.

Caxias do Sul, 28 de junho de 2019.

Diretoria Colegiada do SINPRO/Caxias