Educação Superior: sindicato e patronal retomam negociações

Os sindicatos reforçaram itens da pauta que estava em negociação e apresentaram novas demandas

Nesta semana foram retomadas as negociações entre o Sinpro/Caxias e o Sinepe/RS (sindicato patronal), buscando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da educação superior. O primeiro encontro aconteceu na terça-feira (02/06), por meio de uma plataforma online - conforme os cuidados exigidos em prevenção ao coronavírus (Covid-19).

O sindicato patronal apresentou nova proposta a ser analisada, alegando que o momento exige readequações nas instituições.

Já os sindicatos de professores reforçaram itens da pauta que estava em negociação e apresentaram novas demandas, ligadas à situação atual. Além do Sinpro/Caxias, participam os demais sindicatos do ensino privado gaúcho, Sinpro/RS e Sinpro/Noroeste.

Foram temas do debate a criação de regras para o despedimento, garantindo implementação de Plano de Demissão Voluntária (PDV) negociado com o sindicato; a vedação de Negociação Contratual Individual e a garantia de Desconto no mesmo regramento dos dependentes para o Professor nos Cursos de Graduação da Instituição, entre outras.

As propostas serão analisadas até a próxima terça-feira (09/06) quando será realizado novo encontro.