Menu

DIFÍCIL RETORNO - Como está sendo o retorno às aulas nos países que achataram a curva do coronavírus

A experiência de outros países mostra que muitos cuidados são necessários

Em algum momento, as aulas e atividades educativas presenciais voltarão a acontecer. Mas esse retorno não é fácil. Países que conseguiram "achatar a curva do coronavírus", ou seja, superar a fase mais crítica da pandemia, estão vivendo essa realidade. 

Selecionamos algumas matérias que mostram o que está acontecendo. 

FRANÇA - Uma semana após o retorno das aulas do Ensino infantil e fundamental, o governo francês anunciou que 70 das 40 mil escolas do país precisaram voltar a fechar as portas devido ao contágio pelo novo coronavírus. A informação é do G1.

FRANÇA / Tourcoing - Uma pré-escola em Tourcoing encontrou uma solução alternativa para manter a distância entre alunos pequenos: demarcou, no chão, onde eles devem ficar. Matéria do UOL.

CHINA / Pequim - A capital chinesa reabriu as escolas no dia 11 de maio, com os alunos usando pulseira que detecta febre. Matéria no Olhar Digital. 

CHINA / Hangzhou  - crianças usam chapéu com régua para respeitar distânciamento social. Matéria da revista Marie Claire

PORTUGAL - Cerca de 200 mil estudantes de Portugal dos últimos dois anos do ensino médio (16 e 17 anos), voltam às aulas nesta segunda-feira (18). Eles deverão seguir uma série de medidas de proteção, como o uso obrigatório de máscaras, lavagem das mãos ao entrar e sair da escola, e a reorganização de horários e espaços para garantir a distância entre os alunos. Leia no G1. 

NOVA ZELÂNDIA - 'Fique longe do meu bafo': 'hino da Covid-19' ajuda crianças na volta às aulas. Informação do Extra. 

DINAMARCA - A reabertura das escolas foi criticada por alguns preocupados pais de alunos. Um abaixo-assinado chamado "Meu filho não é um rato de laboratório" reuniu, até ontem, cerca de 18 mil assinaturas. Leia no G1.

EUROPA - Crianças voltam progressivamente às escolas, em sistemas que alternam os alunos em função da série e idade ou de forma opcional, nas séries primárias. Leia no UOL.