Menu

Dia dos Professores – Mais importante do que nunca!

Os professores estão na linha de frente do conhecimento

Conforme demonstram pesquisas e estudos, o trabalho dos docentes vem se intensificando e se tornando mais complexo nas últimas décadas. Hoje, porém, a tarefa diante deles é incomparável.

Há mais de um semestre afastados das escolas devido à pandemia por coronavírus (Covid-19), os professores das instituições privadas de ensino de Caxias do Sul não se afastaram da sua função. Ao contrário, foram obrigados a se reinventar, ultrapassando os limites institucionais e atuando no ensino remoto. Aprenderam a utilizar os recursos digitais, gravaram aulas, organizaram atividades a distância, alteraram planos de aula e desenvolveram novas estratégias pedagógicas. Foram também suporte para os pais e famílias, tentando alcançar os alunos com dificuldades, preocupando-se com as situações particulares que pudessem agravar a pressão e o estresse. Sofreram com a sobrecarga e o acúmulo de funções. Redobraram esforços e ajudaram uns aos outros, multiplicando projetos para garantir a educação de qualidade. Demonstraram envolvimento, engajamento e determinação para fazer e ser diferente. Foram resilientes, resistiram.

A conjuntura do país afetou todo esse trabalho. As incertezas das regras trabalhistas, alterações nos contratos, demissões. A crise econômica. A depreciação orquestrada da Ciência e da educação. O ataque sem precedentes ao ofício de docência.

Agora, os professores enfrentam o desafio das possibilidades de retorno, com todo o medo, dúvida e perigo envolvido. Qual o impacto de tudo isso na saúde mental desses profissionais?

Em 15 de outubro comemora-se o Dia dos Professores. Neste cenário, a data é mais especial do que nunca. O período de profunda transformação social é uma oportunidade para repensar as condições de atuação dos professores, bem como a atenção que o poder público e a sociedade precisam conceder a eles no sentido de potencializar a educação.

Neste momento tão delicado, o futuro da sociedade está em jogo. Com a sua atuação profissional estruturante, são os professores que estão na linha de frente do conhecimento e são os pilares para um futuro melhor, para uma sociedade mais justa, fraterna e democrática.

O Sinpro/Caxias parabeniza todos os professores!