Menu

CONHECIMENTO SALVA VIDAS – ATITUDE TAMBÉM

Promover o trabalho e a valorização

A Humanidade atravessa um dos momentos mais graves da história e isso exige muita seriedade. Especialmente daqueles que têm responsabilidades sociais, como é o caso dos docentes.

Ao mesmo tempo que se solidariza com as dificuldades e reconhece o empenho de cada professora e professora durante a pandemia, o Sinpro-Caxias lança a campanha CONHECIMENTO SALVA VIDAS | ATITUDE TAMBÉM. O objetivo é promover o trabalho e a valorização dos professores, destacando os valores que permeiam a profissão e as atitudes que fazem dos docentes exemplo perante a sociedade.

 

CIÊNCIA PARA A DEFESA DA VIDA

Tendo em vista o fortalecimento recente, no Brasil e no mundo, de movimentos anticientíficos, é necessário reiterar a defesa da civilização contra os avanços da barbárie e destacar a importância de políticas públicas baseadas na evidência científica, visando controlar a magnitude da epidemia Covid-19 e reduzir o sofrimento da população. É necessário combater as fake news e buscar a verdade e o conhecimento.

 

EDUCAÇÃO PARA GARANTIR O FUTURO

A educação a ser defendida é pública, gratuita e de qualidade, juntamente com a regulamentação da educação privada sob as mesmas exigências aplicadas à rede pública, lutando contra a mercantilização e a financeirização do ensino.

Se a educação e os professores são decisivos para o futuro das novas gerações e nações, é imperativo combater a realidade atual das condições de trabalho dos professores no Brasil, marcada pela instabilidade, precariedade, intensificação do trabalho, com tendência inclusive de desprofissionalização.

 

ÉTICA E SOLIDARIEDADE PARA HUMANIZAR   

Enquanto indivíduos e famílias enfrentam de forma isolada os desafios e consequências do coronavírus, não se pode perder o horizonte da ética e da solidariedade que mantêm os laços humanos. Ajuda para quem precisa, compartilhamento, doação, empatia, integridade e transparência são valores imprescindíveis a serem cultivados.

 

DEMOCRACIA PARA A JUSTIÇA SOCIAL

Quando o Brasil encerrou a longa ditadura militar imaginava haver deixado para trás, de forma definitiva, o uso do Estado para perseguições, atos arbitrários e cerceamento de direitos e da liberdade de expressão. Porém, ocorrem hoje demonstrações de retrocesso em algumas liberdades fundamentais duramente conquistadas e nos direitos dos trabalhadores, da população mais pobre e das minorias. Defender a democracia é defender a justiça social.

 

CUIDADO CONSIGO E COM OS OUTROS

Agora, cuidar-se é cuidar dos outros.  Para além das crises econômica e política, o foco deve estar na SAÚDE. A vida humana é o valor maior e toda vida importa. Quando os professores usam máscara, evitam aglomerações, lavam as mãos, cuidam da higiene, enfim, respeitam a orientação de médicos e cientistas, estão levando com eles para o caminho da saúde uma legião de cidadãos, pois se enquadram nos “formadores de opinião”.

 

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO(A) A PARTICIPAR!

Para participar da campanha, envie um texto, vídeo, foto ou ilustração:

- que demonstra quais valores você vivencia para se fortalecer, fortalecer a família, os alunos e os colegas diante da crise sanitária que o Brasil atravessa;

- ou que mostra como está sendo o seu trabalho nesse momento.

Se preferir marque o Sinpro-Caxias nas redes sociais ou use #ProfComOrgulho nas postagens.