Cerest/Serra realiza webinário sobre Saúde do Trabalhador

28 de Abril é o Dia Internacional em memória às vítimas de acidentes de trabalho

Evento ocorre na quarta-feira, com transmissão pelo youtube

Nesta quarta-feira (28/04), Dia Internacional em memória às vítimas de acidentes de trabalho, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra) promove um Webinário de Saúde do Trabalhador. O evento será das 13h30min às 17h, com transmissão no youtube do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv).

Com base em Caxias do Sul, o Cerest/Serra é especializado na área da saúde do trabalhador e atende mais 48 municípios de abrangência da 5ª Coordenaria Regional de Saúde (5ª CRS). Os principais objetivos são desenvolver ações preventivas no âmbito dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho, além de oferecer retaguarda técnica ao Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação. O serviço foi inaugurado em 2007.

Em 2020, foram notificados 12.462 agravos em toda a Região do Cerest/ Serra, sendo 207 doenças relacionadas ao trabalho. Em Caxias do Sul, foram 4.633 notificações de agravos no ano, sendo 45 doenças relacionadas ao trabalho. Naquele ano, foram registrados 43 óbitos relacionados ao trabalho na região, sendo 13 em Caxias do Sul.

Em 2021 (até 13/04), a região registrou 2.138 notificações de agravos, sendo quatro doenças relacionadas ao trabalho; e Caxias do Sul contabilizou 354 notificações de agravos, sendo 13 doenças relacionadas ao trabalho. Em relação aos óbitos, são quatro na Região e um em Caxias do Sul neste período do ano.

O webinário de quarta-feira tem como público-alvo trabalhadores em geral, integrantes de CIPA, SESMT e vigilância em saúde do trabalhador no SUS, empresas, estudantes e profissionais da área de saúde e segurança ocupacional e demais interessados na temática de Saúde do Trabalhador.

Confira a programação:

Webnário de Saúde do Trabalhador – 28 de Abril, Dia Internacional em memória às vítimas de acidentes de trabalho

13h30min: Abertura com convidados:

- Juliana Argenta Calloni - Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul

- Representante do Ministério Público do Trabalho (PRT4)

- Vânius Corte – Subsecretaria de Inspeção do Trabalho/ME

- Silvana Teresa Piroli - Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul

- Gustavo Ruivo – Conselho Gestor do Cerest/Serra

14h: Perfil de morbimortalidade das notificações de acidentes de trabalho da região da Serra

Gaúcha – Danusa Brandão, Enfermeira do Cerest/Serra

14h35min: Atualização da covid-19 - Andrea Gurgel B. L. Dal Bó, médica infectologista do

CIEVS/Caxias do Sul/RS.

15h10min: Investigação da relação da covid-19 com o trabalho - Adriana Skamvetsakis,

médica do trabalho da Secretaria Municipal da Saúde de Candelária e coordenadora do Cerest/

Vales (Santa Cruz do Sul/RS).

15h45min: Reflexões sobre a saúde mental dos trabalhadores no contexto da Pandemia -

Tatiane Baggio, psicóloga, servidora pública no SUS.

16h20min: Questionamentos do público.

16h40min: Encerramento e mensagem final.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria Municipal da Saúde | SMS | Prefeitura de Caxias do Sul
Publicado em 27/04/2021