Campanha Salarial: reivindicações foram analisadas na primeira rodada de negociações

Próxima reunião será no dia 2 de abril

A primeira rodada oficial de negociações entre o Sinpro/Caxias e a direção do sindicato patronal, Sinepe/RS, relativa à Campanha Salarial 2019, foi realizada nesta terça-feira (26/03) em Porto Alegre, em conjunto com os demais sindicatos que representam os professores das instituições de ensino privadas do RS.

As negociações ocorreram em duas câmaras: educação básica e educação superior.

Na câmara da educação básica, o centro das discussões foram as cláusulas econômicas. Os professores reivindicam reajuste salarial de 5%, aproximação do valor hora-aula da Educação Infantil/ Anos Iniciais com os Anos Finais do Ensino Fundamental, regras para demissão por iniciativa da instituição de ensino e ajustes na cláusula sobre o plano de saúde, entre outros direitos.

Na educação superior, foram analisadas cada uma das reivindicações.  Entre as principais propostas apresentadas estão a revisão do piso salarial, reajuste de 5% e limite de alunos por turma.

O professor José Carlos Monteiro, que representou o Sinpro/Caxias, avaliou que a negociação transcorreu com serenidade nesta primeira rodada. A próxima reunião será na tarde de 2 de abril.