Menu

Câmara de Vereadores aprova "Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora"

Foto: Darcy Ribeiro - revista IREE

Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram em 14 de junho o Projeto de Decreto Legislativo proposto pelo vereador Lucas Caregnato (PT) que institui o “Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora”. O Prêmio visa valorizar os trabalhadores em Educação das redes públicas e da rede de ensino privado, além de educadores não formais. O critério é profissionais que promovam a formação cidadã, a emancipação e a inserção de estudantes no mundo social através de projetos ou pesquisas.

O prêmio será concedido em outubro, mês das comemorações do Dia do Professor, a cada dois anos e deve contar com parcerias de entidades representativas, instituições de ensino e Conselho Municipal de Educação.

Para virar lei, a matéria depende, agora, da promulgação da Mesa Diretora, presidida neste ano pela vereadora Denise Pessôa (PT).

Darcy Ribeiro

Célebre educador, sociólogo, indigenista e antropólogo brasileiro, Darcy Ribeiro foi diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação - MEC, atuou na criação da Universidade de Brasília, foi Ministro da Educação e Ministro Chefe da Casa Civil.

Em sua atuação como vice-governador no Rio de Janeiro, implantou os Centros Integrados de Educação Pública - CIEPS, escolas de tempo integral. Foi um dos criadores da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB (Lei 9394/96), após anos de debates.

Ebook e Selo

Além de homenagem aos profissionais da Educação, um e-book será desenvolvido pela Câmara de Vereadores com o objetivo de divulgar e socializar experiências, com divulgação no ano seguinte à premiação.

As instituições de ensino onde os educadores premiados atuam também terão destaque, recebendo um selo alusivo.

 

Mais informações:

· Câmara de Vereadores: Legislativo institui o Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora

· Jornal Pioneiro: Prêmio Darcy Ribeiro será concedido a profissionais de educação de Caxias do Sul

· Serra em Pauta: Câmara de Caxias cria prêmio para homenagear profissionais da educação

 

 

Publicado pela Assessoria de Comunicação do Sinpro/Caxias em 23/06/2022