Síntese da produção de conhecimento da Campanha Nacional pelo Direito à Educação ao longo de 2020, o Guia dos guias Covid-19 traz atualizações para a educação e proteção em 2021. São 70 recomendações para que as políticas emergenciais a serem desenvolvidas em 2021 sejam baseadas em direitos.
A partir do Guia, as comunidades escolares, famílias e profissionais da educação e proteção podem se informar e participar da formulação das políticas, monitorar e demandar respostas que garantam seus direitos à saúde, educação, e proteção.
Para o debate da reabertura das escolas, princípios, dados e argumentos expostos no guia mostram que "o retorno às atividades presenciais é essencial e urgente, mas não pode passar por cima da garantia de condições para um retorno seguro", como escreve a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educaçao, Andressa Pellanda, no texto introdutório do material.
O Guia dos guias COVID-19 analisa o cenário e traz recomendações sobre o que cada um pode fazer para colaborar com transparência e políticas não discriminatórias. Apresenta questionamentos e dados sobre a reabertura das escolas e volta às aulas presenciais, educação a distância e ensino híbrido, alimentação escolar, proteção e Inclusão. Sempre com uma síntese de recomendações em cada tema.